domingo, 21 de junho de 2009

Isaac Newton (Dinâmica)


Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física.

O Princípio fundamental da dinâmica

O princípio fundamental da dinâmica enuncia que a taxa de variação no tempo da quantidade de movimento de um ponto material é igual à soma das forças aplicadas neste ponto. Este princípio é chamado também de Segunda Lei de Newton. F = m x a onde F é a resultante das forças que se aplicam no corpo, m a massa do corpo, e a representa a aceleração do corpo.

As leis da dinâmica

O princípio fundamental da inércia e o princípio fundamental da dinâmica são exatos em certos referenciais galileanos. O princípio fundamental da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e o princípio fundamental de ação e reação, são válidos tanto na mecânica clássica, quanto na mecânica relativística.
Na mecânica relativística porém, as leis da mecânica de Newton podem ser tratadas como um caso especial. Por exemplo, são consideradas verdadeiras se a velocidade do movimento do corpo estudado é muito menor do que a velocidade da luz.
A dinâmica então é a parte da física que estuda os movimentos e as suas causas.



As três Leis de Newton (Dinâmica)

A primeira lei e a segunda lei de Newton, escritas em latim, na edição original, de 1687.
Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos e foi um extenso trabalho no qual ele dedicou-se. A forma original na qual as leis foram escritas é a seguinte:
1ª lei: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.
2ª lei: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.
3ª lei: A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.


1- Dinâmica : É a parte da Mecânica que analisa os movimentos, fazendo as relações entre causas e efeitos. As lei de Newton explicam a mêcanica.

Primeira Lei de Newton
1ª Lei de Newton (princípio da inércia): Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

Segunda Lei de Newton

2ª Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica

Newton conseguiu estabelecer, com sua 1ª lei, a relação entre força e movimento. Entretanto, ele mesmo percebeu que apenas essa lei não era suficiente, pois exprimia somente uma relação qualitativa entre força e movimento: a força altera o estado de movimento de um corpo. Mas, com que intensidade? Como podemos relacionar matematicamente as grandezas envolvidas?

Nessa 2º lei, o princípio fundamental da dinâmica, ou 2º princípio, as idéias centrais são as mesmas do 1º princípio, só que formalizadas agora com o auxílio de uma expressão matemática, como segue:

F=m.a

Terceira Lei de Newton

Quando dois corpos A e B interagem, se A aplica sobre B uma força, esse último corpo aplicará sobre A uma outra força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário.

Fab=-Fba

Nenhum comentário:

Postar um comentário