domingo, 20 de setembro de 2009

Laplace: contribuições para a mecânica

Pierre-Simon Laplace (1749 -1827) Pierre Simon Laplace nasceu no dia 23 de março em Beumont-en-Auge, na França. Matemático francês, desenvolveu os Fundamentos da Teoria do Potencial e fez importantes contribuições à mecânica celeste e à teoria das probabilidades. Foi tão famoso em seu tempo que ficou conhecido como o "Newton da França".Entre suas obras, duas merecem destaque: Traité de Mécanique Céleste,que contém cinco volumes e compreende toda a mecânica celeste da época, tendo inclusive muitas contribuições do próprio Laplace. Laplace generalizou as leis da mecânica para sua aplicação ao movimento e às propriedades de corpos celestes, por isso precisou e desenvolveu resultados em cálculo de várias variáveis. Seu famoso tratado foi assunto citado anteriormente intitulado Mécanique celeste.

Théorie Analytique des Probabilités, que traz o cálculo através do problema da agulha de Buffon – que ficou conhecido como problema de Buffon-Laplace – e também a transformada de Laplace que é muito útil na resolução de equações diferenciais. Seu nome está ligado à hipótese nebular de cosmogonia, à equação de Laplace da teoria do Potencial – embora Laplace não fosse pioneiro nesses dois assuntos; à chamada transformada de Laplace, que posteriormente se tornaria a chave do cálculo operacional de Heaviside, e ao teorema de Laplace da teoria dos determinantes.
As contribuições de Laplace não foram apenas sobre equações de diferenças e equações diferenciais, examinou, ainda, aplicações da matemática na astronomia e na teoria da probabilidade, dois assuntos em que trabalhou por toda a vida.Definiu, ainda, um programa de pesquisa nas áreas de mecânica celeste e probabilidade em que trabalharia para sempre.


O primeiro volume do "Mecânica Celeste" está dividido em dois livros, o primeiros sobre as leis gerais do equilíbrio e movimento dos sólidos e também dos fluídos, enquanto que o segundo é sobre a lei da gravitação universal e os movimentos dos centros de gravidade dos corpos no sistema solar.O segundo volume lida com a mecânica aplicada ao estudo dos planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário