domingo, 20 de setembro de 2009

Química inorgânica na nutrição e na medicina

A química inorgânica é muito importante em nossas vidas, principalmente na nutrição e na medicina. Ela é a ciência que estuda os elementos químicos e substâncias da natureza (minérios, metais; em geral, os compostos que não possuem carbono (coordenados em cadeias)).

Química Inorgânica na Nutrição

· Sais: são muito importantes também, pois cada sal tem uma função diferente em que ajuda o organismo : Bicarbonato de sódio (NaHCO3): Antiácido; Carbonato de amônio (NH4)2CO3: Expectorante; Carbonato de lítio (Li2CO3): Antidepressivo; Cloreto de sódio (NaCl): Soro fisiológico; Iodeto de sódio (NaI): Fonte de iodo para a tireóide; Iodeto de potássio (KI): Fonte de iodo para a tireóide; Sulfato de ferro II (FeSO4): Fonte de ferro para anêmicos; Sulfato de magnésio (MgSO4): Laxante.
· Flúor: Os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada; Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor; Frutos do mar e fígado bovino são ricos em flúor;
· Fósforo: O fósforo tem numerosas funções críticas no organismo, está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua na contração muscular, entre outras funções. O fósforo se faz presente em todos os organismos vivos, se encontra de forma natural em ossos, mas a maior concentração ocorre no metabolismo intermediário de açúcares. Leite e ovos possuem alto conteúdo de fósforo, e conseqüentemente derivados do leite como o queijo contém fósforo em quantidades satisfatórias em sua composição. Mas nem todo fósforo presente em nossa dieta tem origem natural, o polifosfato, por exemplo, está presente como aditivo alimentar em alimentos como presunto, frangos congelados pré-embalados. Essa substância retarda a rancidez de alguns produtos, porque são agentes quelantes poderosos e removem os íons ferro e cobre, que são responsáveis pela auto-oxidação de lipídios na carne.





Magnésio: é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, deve ser incluído na dieta de pessoas que desejam evitar cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos e aumentar a densidade óssea. O corpo de um adulto apresenta, aproximadamente, 25 gramas des-se micronutriente que participa de centenas de reações metabólicas. O magnésio envolvido em funções como produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.



Cloro: - É um dos mais importantes minerais na regulação da pressão os-mótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso;

- Participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do pH sangüíneo;

- O cloro secretado pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzi-mas.

As principais fontes de cloro são: sal de cozinha, frutos do mar, leite, car-nes, ovos.
Selênio: é um mineral que atua no sistema imunológico e previne várias doenças, como anemia, infertilidade, envelhecimento precoce, esclerose múltipla, entre outras. O selênio possui ainda a capacidade de proteger as células contra possíveis efeitos de radicais livres e posterior aparecimento de doenças crônicas. Produtos derivados do trigo, carne bovina e de aves, contribuem para uma boa quantidade desse nutriente. Mas as fontes mais ricas são: castanha de caju, castanha-do-pará, germe de trigo, farelo de ce-reais, miúdos como fígado e rins, frutos do mar como atum, bacalhau e salmão.
Zinco: é encontrado em altas concentrações em tecidos animais como, por exemplo, em carnes magras e no fígado. Também está presente em gran-des quantidades na farinha de trigo integral, em ervilhas secas e nozes, o-vos, água potável, etc. Aproximadamente 100 enzimas dependem do zinco para realizar reações químicas vitais, ou seja, diversos aspectos do meta-bolismo celular são dependentes do zinco. Esse mineral tem papel impor-tante no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neuroló-gica e na reprodução, além de muitas outras funções.



Química Inorgânica na Medicina

Alguns químicos que estudaram a química inorgânica na medicina

Seu uso vem sendo praticado há aproximadamente 5000 anos.
No Egito há 3000 a.C , o ouro era usado na fabricação de medicamentos , e na Arábia e na China há cerca de 3500 anos
No séc. XVI o médico suíço Theophrastus Paracelsus (1493-1541, Figura 1) de-senvolvia e usava medicamentos à base de mercúrio.
Nos últimos 100 anos foram empregadas de forma racional, as proprieda-des medicinais inorgânicas, em que foi usado ouro para tratar tuberculose, anti-moniais para leishmaniose, compostos à base de arsênio para a sífilis, etc.
Outra composto é o “cisplatina (arqueótipo de droga inorgânica)”, tal composto diminuiu o número de mortes de homens por causa de tumor de testículos.
A química inorgânica subdivide-se em duas categorias: compostos orgâni-cos e das drogas ou compostos usados em diagnósticos que já contém metais.
Compostos orgânicos podem ser usados como agentes quelantes para o trata-mento de excesso de íons metálicos, seja devido à intoxicação por metais exóge-nos (como por exemplo na intoxicação por chumbo),Estudos de drogas antitumo-rais à base de metais, como os análogos do cisplatina e outros complexos, agen-tes antimicrobianos, antiartríticos (como complexos de ouro), anti-hipertensivos,
(como complexos de ferro e rutênio), antivirais, suplementos minerais, compostos
de bismuto ativos contra a bactéria Helycobacter pylori, causadora da
úlcera, e antiácidos (por exemplo, Al, Na, Mg, Ca).
Enfim, são muitos os compostos inorgânicos usados na medicina, em que possuem funções muito interessantes em que beneficiam o organismo humano, além disso pôde ser observado que ela já foi muito usada em séculos anteriores e por ter tanto conhecimento da mesma, ela esta se desenvolvendo cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário